A MOSTREI integra a Chamada CNPq/FNDCT/MCTI/MEC/CAPES nº 37/2024, apoiada por importantes instituições nacionais, o que assegura visibilidade e credibilidade ao evento.
O CNPq é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, uma fundação pública brasileira vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Sua missão é fomentar a pesquisa científica e tecnológica, promover a formação de pesquisadores e financiar projetos que contribuam para o desenvolvimento do país. Isso é feito por meio de bolsas de estudo (como graduação, mestrado e doutorado) e do financiamento de projetos, insumos e eventos científicos.
O POP Ciência é uma iniciativa brasileira criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para democratizar o acesso ao conhecimento científico, tornando-o mais acessível e compreensível ao público em geral. O objetivo principal do portal é popularizar a ciência por meio de uma linguagem simplificada e didática, aproximando o público dos avanços científicos e suas aplicações práticas.
O Ministério da Educação (MEC) é o órgão do governo brasileiro responsável por organizar e executar as políticas educacionais em todo o país, abrangendo desde a educação infantil até o ensino superior. Ele elabora e implementa a Política Nacional de Educação (PNE) e supervisiona tanto o sistema educacional público quanto o privado. O MEC também atua na gestão, financiamento e avaliação do sistema educacional, sendo uma referência fundamental para a educação no Brasil.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é responsável por formular, coordenar e implementar políticas públicas voltadas à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação no Brasil. Sua atuação é essencial para o crescimento econômico e a soberania nacional.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT, criado em 1969, pelo Decreto-Lei nº 719, e constituído em seu formato atual pela Lei nº 11.540/2007, é um fundo de natureza financeira que tem o objetivo de financiar a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico com vistas a promover o desenvolvimento econômico e social do País.
Com a aprovação da Lei Complementar nº 177/2021, foi vedada a imposição de quaisquer limites à execução da programação orçamentária e financeira relativa às fontes vinculadas do Fundo. Assim, consolidou-se como o principal instrumento público de financiamento de ciência, tecnologia e inovação no Brasil.
O Programa Escola em Tempo Integral fomenta a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7h diárias ou 35h semanais) em todas as etapas e modalidades da educação básica. A medida proporciona a ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral e a priorização das escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. O governo federal fornece assistência técnica e financeira considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é uma Fundação do Ministério da Educação (MEC), que desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação. Em 2007, a formação de professores da educação básica foi incluída em suas atividades, ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior.