Filtro de Daltonismo

Me leva!

Resumo


Projeto com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e trabalhar com algumas competências da
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tais como repertório cultural, comunicação, empatia,
cooperação, responsabilidade e cidadania.
O método escolhido para nortear o projeto é da leitura compartilhada, no qual os participantes podem
ler o texto simultaneamente ou individualmente em momentos separados e, em seguida, se reunirem
para discutir o conteúdo, compartilhar suas impressões, análises e interpretações.
Essa troca de perspectivas enriquece a compreensão do texto, permitindo que os participantes
explorem diferentes pontos de vista e aprofundem seu entendimento.

Objetivo Geral


Contribuir para o fortalecimento do hábito de leitura dos estudantes participantes do projeto.

Objetivos Específicos


  • Escolha das obras que irão compor o projeto.
  • Preparação do kit contendo um livro selecionado previamente, bloco de anotações com roteiro
    de leitura e questionário de avaliação do projeto e uma sacola que acondicionará todo o material.
  • Desempenhar funções e competências inerentes à atividade profissional do bibliotecário.

Justificativa


O hábito de leitura é fundamental para o desenvolvimento pessoal, intelectual e emocional dos
indivíduos, expandindo conhecimentos, promovendo o autoconhecimento e fortalecendo habilidades
cognitivas, além de contribuir, também, para uma sociedade mais informada, democrática e inclusiva.
Investir e promover a leitura é investir no potencial humano e no bem-estar coletivo.
Nesse contexto, tendo em vista a divulgação da literatura numa sociedade em que os livros,
infelizmente, passaram a exercer um papel secundário, buscamos estimular as práticas de leitura nos
estudantes e, assim, auxiliar na formação de leitores críticos e engajados; para tanto, algumas
atividades são pensadas e desenvolvidas com o objetivo de expor, tanto a leitura e a literatura,
quanto o espaço e todas as competências informacionais inerentes à Biblioteca Escolar.

Metodologia


O “Me leva!” contará com uma sacola – que ficará disponível para o leitor em algum lugar da escola –
contendo um livro e um bloco de anotações com o roteiro de leitura da obra. Quem pegar o “Me leva!”
deve seguir o roteiro, o qual indicará as páginas que cada leitor ficará responsável, registrar a parte
que leu no bloco de anotações, colocar tudo de volta na sacola, sinalizar que o “Me leva!” está
disponível para outro leitor e deixar em um novo lugar da escola.
Assim se dará sucessivamente, ou seja, a próxima pessoa que pegar a sacola deve seguir as
mesmas orientações, além de, é claro, conferir as considerações feitas pelo leitor anterior no bloco de
anotações, a fim de se inteirar da história.
O último leitor a pegar a sacola deve, depois de fazer tudo como manda o roteiro, reunir os outros
leitores da obra e marcar um encontro na biblioteca para socialização dos resultados, reflexões
acerca da experiência e confraternização pela finalização do trabalho.

Resultados Esperados


Contribuir com o aumento de 50% no número de livros lidos por cada participante durante o período
do projeto. Esse resultado poderá ser acompanhado por meio do sistema que gerencia as rotinas de
empréstimo da biblioteca.