Filtro de Daltonismo

Encontros Intergeracionais

Introdução

Idealizado pelo Diretor da etec de ibaté, Plínio Gabriel João, e Presidente da Casa do Idoso de Ibaté, Giliard Nishihara, os encontros intergeracionais se iniciaram em 2023 e, pelo sucesso da realização, os encontros se solidificaram em 2024.
Os nove Encontros foram organizados, realizados e acompanhados pela Orientadora Educacional da ETEC de Ibaté, Vanessa Chacon, e pela Terapeuta Ocupacional da Casa do Idoso de Ibaté, Vanessa Mochiuda. Dessa forma, os alunos de Ensino Médio e Idosos realizaram 1 Encontro em 2023 e 8 em 2024.
O emaranhado de informações obtidas tiveram como resultado conhecimentos que dificilmente pode ser ensinados em sala de aula! A valorização da vida, das experiências e dos conhecimentos que não são reconhecidos através de diploma tiveram vez na nossa escola, extrapolando as fronteiras visíveis e invisíveis entre as gerações.

Desenvolvimento

Como forma de sensibilização ao tema, os alunos discutiram seus os conhecimentos já adquiridos durante a vivência sobre a necessidade dos cuidados com a pessoa idosa, refletiram assistindo a reportagem do Globo Repórter, que, no dia 17/10/2023, apresentou como funcionam os serviços de assistência aos idosos no Brasil, além de apresentar alguns casos pontuais. Concomitantemente, refletiram sobre o tratamento que damos aos idosos no nosso cotidiano e a importância dessas pessoas na nossa sociedade embora nem todos consigam reconhecer esse valor.
Não longe disso, o tema de redação do ENEM 2023 se debruçou sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, que engloba, para além do cuidado com as crianças e domicílio, também o cuidado com os idosos.

Primeiro Encontro Intergeracional

Em 2023, o Encontro foi realizado no dia 27/11, e foi marcado pela recepção dos idosos na escola com crachás de identificação preparados pelos alunos, e os idosos foram acolhidos individualmente. A seguir eles apresentaram o espaço da escola e escolheram um local que os idosos se sentiram à vontade para realizar uma entrevista, que tem como objetivo conhecer melhor a história de cada idoso e,
consequentemente, a história da nossa cidade. Depois, chegou a vez dos idosos ensinarem os alunos a tear: a partir de uma técnica simples, os alunos puderam tecer seu próprio marcador de livros. Enquanto
isso, os idosos puderam escolher a trilha sonora da oficina, cantar e dançar, deixando o ambiente mais acolhedor e com alegria contagiante!

Formulário aplicado para idosos sobre os Encontros Intergeracionais

Por fim, foi servido um almoço delicioso feito pelas merendeiras da ETEC de Ibaté – como sempre, capricham muito para que os alunos tenham uma refeição nutritiva e saborosa! Idosos e alunos almoçaram juntos e se despediram, já planejando os próximos Encontros

De acordo com a Terapeuta Ocupacional da Casa do Idoso, o Encontro foi diferenciado: eles já haviam
tentado realizar com outras escolas, mas nenhuma proporcionou real momento de integração e troca. Os alunos, por sua vez, devidamente sensibilizados e orientados, se surpreenderam com o poder da escuta ativa, resultando em conversas significativas e criação de laços profundos, que se perduraram.

Formulário aplicado para alunos sobre os Encontros Intergeracionais

O Encontro foi tão produtivo e tão integrador que, para o ano seguinte, a ideia era realizar 6 encontros: um com cada turma do Ensino Médio Integrado ao Técnico da Escola.

Segundo Encontro Intergeracional

O Segundo Encontro Intergeracional foi realizado no dia 18 de março de 2024, com a mesma turma que
recebeu os idosos em 2023. Agora na 2a série do curso de Administração/PI, os alunos foram desafiados a produzir jogos e atividades que exercitassem a parte motora e/ou cognitiva dos idosos. De acordo com as necessidades mais urgentes dos idosos, as propostas foram enviadas pela Terapeuta Ocupacional, que visitou a escola para acompanhar e dar dicas de melhorias nos projetos. Os alunos produziram jogos diversos com materiais recicláveis, e com qualidade para garantir a durabilidade.

Os alunos, devidamente orientados pela Orientadora Educacional da escola, organizaram Estações de Jogos para receber vários idosos sem aglomeração e promovendo a integração. Até os funcionários e professores da Escola se alegraram com a mudança na rotina e recepção de um grupo diferente, que dá
mais vida e simpatia à Unidade Escolar.

O Encontro, realizado na ETEC de Ibaté, foi marcado por desafios divertidos, gerando até uma competitividade positiva entre os idosos. Já os alunos, engajados na produção dos jogos, entusiasmaram-se ao verem seus esforços ganhando vida, alegria e melhora na qualidade de vida dos idosos.

Terceiro Encontro Intergeracional

No dia 22 de abril de 2024, realizamos o terceiro Encontro Intergeracional com a turma da 3a série em Administração/PI. Diferente dos anteriores, desta vez, os alunos foram até à Casa do Idoso de Ibaté. O dia de sol possibilitou a caminhada matinal e a visita acolhedora.
Os alunos foram recepcionados com café da manhã servido e iniciaram a integração. Logo após, no ambiente externo, todos foram organizados numa grande roda para se apresentarem: alunos e idosos
disseram nome, idade e o que mais gostam de fazer. Este momento de descontração gerou identificação
entre as pessoas envolvidas, pois muitos gostos eram parecidos, embora a idade fosse tão diferente.

Formulário aplicado para alunos sobre os Encontros Intergeracionais

A Terapeuta Ocupacional, Vanessa Mochiuda, realizou uma apresentação sobre o aumento da população idosa no Brasil e a busca por autonomia e qualidade de vida nesta idade. Após a apresentação dos dados,
houve um momento de reflexão e breve diálogo, na tentativa de compreender melhor a realidade e o futuro das gerações atuais.

Os alunos, que finalizariam seus estudos do Ensino Médio no mesmo ano, focaram seus questionamentos e diálogo na importância dos estudos e dicas sobre o mundo do trabalho, deparando-se com realidades discrepantes e valorizando, cada vez mais, a instituição em que estudam.

Formulário aplicado para alunos sobre os Encontros Intergeracionais

Alguns alunos optaram por levar jogos que estimulam as capacidades cognitivas e motoras dos idosos.
Rapidamente, os idosos retomaram os jogos produzidos anteriormente pelos alunos da 2a série do curso Administração/PI.
Duas alunas também exercitaram os conhecimentos que querem aprofundar num curso de graduação: jornalismo. Elas produziram um roteiro, realizaram entrevistas e gravaram os relatos de vários idosos.

O exercício da escuta é imprescindível para o desenvolvimento desses encontros. Deixar de lado as tecnologias atuais e desacelerar o tempo das responsabilidades e necessidades é tarefa árdua para a juventude atual, algo que os Encontros Intergeracionais incentivaram.

Quarto Encontro Intergeracional

No dia 17 de junho de 2024 foi a vez da turma da 3a série do curso Marketing/MTec. Previamente questionados, eles sugeriram a apresentação da coreografia produzida para a Semana Paulo Freire da Unidade Escolar, além de manicure: fazer as unhas das idosas. Tudo isso acompanhado da Escuta Ativa,
compreensão e carinho. A irmã mais nova de uma aluna também demonstrou interesse em ir, indicando que os projetos da ETEC de Ibaté tem gerado impacto positivo! Devidamente autorizada pela responsável e pela escola, ela pôde acompanhar sua irmã.

Os idosos também propuseram uma atividade interativa: como o mês de junho tem festa caipira, eles encenaram um casamento caipira seguido de quadrilha.
Os alunos foram recepcionados na Casa do Idoso de Ibaté, novamente, e foram recebidos com o café da manhã já servido. Em seguida, todos foram direcionados para a parte externa da instituição para realizar as apresentações com integrações e diversão garantida!
Em seguida, os meninos foram conversar e jogar jogos com os idosos, e as meninas iniciaram os trabalhos de manicure. Os resultados foram de aquecer o coração

A combinação da escuta, do carinho, da companhia, dos excelentes serviços prestados relacionados à
estética resultaram num encontro muito especial. O gostinho de “quero mais” incentivou um grupo de
alunas a retornarem à Casa do Idoso durante as férias de julho para mais uma sessão de embelezamento
das idosas.

O espírito de comunidade e auxílio mútuo marcou este encontro! O sentimento de gratidão e valorização de cada pessoa, individualmente, fez com que todos realmente se integrassem e desenvolvessem laços que vão além deste encontro.

Formulário aplicado para alunos sobre os Encontros Intergeracionais

Quinto Encontro Intergeracional

No dia 19 de agosto de 2024, foi a vez da 2a série do curso Marketing/PI foi visitar a Casa do Idoso.
Contando com um pouco mais de liberdade na interação, a proposta era incentivar a leitura através de livros selecionados pela Bibliotecária Juliana Vidal e pela Orientação Educacional Vanessa Chacon, com títulos diversificados que despertam interesse para todas as faixas etárias.

Após o café da manhã, que foi servido logo na chegada, os alunos e idosos interagiram lendo os livros, realizando atividades artesanais e dialogando sobre experiências de vida e variadas formas de envelhecer.

Formulário aplicado para alunos sobre os Encontros Intergeracionais

Após um delicioso cachorro quente, os alunos, com muito carinho e já com saudade, se despediram e retornaram à escola por volta das 12h.

Formulário aplicado para alunos sobre os Encontros Intergeracionais

A conexão através da leitura é muito produtiva, levando os alunos a auxiliarem os idosos que tem dificuldade e não foram devidamente alfabetizados. Os livros motivaram temas sensíveis a todas gerações, estimulando o diálogo e ultrapassando os limites de idade.

Sexto Encontro Intergeracional

A ETEC foi convidada para a exposição “Viagem no Tempo”, realizada na Casa do Idoso de Ibaté nos dias 27 e 28 de agosto. Nossos alunos da 2a série do curso Administração/PI, acompanhados pela Orientadora Educacional Vanessa Chacon, no dia 28 de agosto de 2024, já conhecidos e queridos pelos idosos, descobriram jogos, eletrodomésticos e utensílios utilizados antigamente, além de interagir com os idosos através de diálogos, artesanato, jogos e brincadeiras de roda.

A Casa do Idoso de Ibaté é um ambiente cheio de acolhimento, carinho e aprendizado. Embora este Encontro não estivesse previamente programado, rendeu vários conhecimentos para os alunos, uma vez que são imprescindíveis para o desenvolvimento da cidadania e humanidade em nossos alunos.

Sétimo Encontro Intergeracional

No dia 23 de setembro de 2024, os alunos da 1a série do curso de Recursos Humanos/PI, acompanhados pela Orientação Educacional Profa. Vanessa, visitaram a Casa do Idoso de Ibaté.
Chegamos na Casa do Idoso por volta das 9h com os alunos animados para conhecer os idosos e realizar as atividades junto com eles.


Após o café da manhã, os alunos e idosos interagiram lendo os livros, realizando atividades artesanais e dialogando sobre experiências de vida e variadas formas de envelhecer. A curiosidade em aprender foi a competência socioemocional em destaque do nosso encontro, incentivando os alunos à proatividade e atitude questionadora e curiosa sobre o que podem aprender com os idosos. Dessa forma, os alunos aprendem novas atividades e desenvolvem novas habilidades, valorizando e reconhecendo a preciosidade da velhice presente em nossas vidas. Reconhecemos que há temas que a escola, com os saberes sistematizados, tem mais dificuldade de ensinar e, dessa forma, buscamos parcerias que podem nos auxiliar a formação do cidadão e da cidadã.

Formulário aplicado para alunos sobre os Encontros Intergeracionais

Após um delicioso cachorro quente, os alunos, com muito carinho e já com saudade, se despediram e retornaram à escola por volta das 12h.

Alguns alunos chegaram a comentar que tear e bordar era uma atividade que nunca pensaram que teriam prazer em fazer. Consideraram uma atividade relaxante e aprenderam muito com os idosos.

Oitavo Encontro Intergeracional

Para fechar o ano com chave de ouro, no último Encontro programado do ano, realizado no dia 21 de outubro de 2024, os idosos vieram até a escola de ônibus e foram recepcionados pelo Diretor, Plínio João, e pela Orientadora Educacional, Vanessa Chacon.
Logo em seguida, os idosos foram direcionados para os grupos com quem passaram a manhã toda. O café da manhã foi servido e, enquanto comiam, houve bastante diálogo e troca de experiências sobre as diferentes juventudes. Os alunos também interagiram com os idosos para ensiná-los funções do celular que desconhecem, buscando facilitar a utilização das tecnologias e inserindo os idosos neste importante meio de comunicação. As principais dificuldades relatadas foram: gravação de áudio, realização de videochamada e videochamada em grupo.
Além disso, os idosos discutiram com os alunos sobre as variadas formas de envelhecer e (re)juvenescer e os cuidados necessários (e desnecessários!) relacionados a idade.
A Iniciativa Social foi a competência socioemocional em destaque do nosso encontro, incentivando os alunos à proatividade para estabelecer conexões com outras pessoas, com objetivo de facilitarem a
comunicação. Dessa forma, o engajamento social permite que os alunos ensinem e aprendam novas atividades, valorizando e reconhecendo a preciosidade do Encontro Intergeracional e aprimorando o exercício da cidadania em uma sociedade diversa.

Formulário aplicado para alunos sobre os Encontros Intergeracionais

Formulário aplicado para alunos sobre os Encontros Intergeracionais

Por volta das 11h, Camila e Marina, cozinheiras da nossa escola, serviram um almoço que, até quem não estava com fome encheu o prato! Compartilhar uma refeição saborosa com pessoas queridas tem poder de mudar nosso dia para melhor!

Nono Encontro Intergeracional – MOSTREI 2024

Para finalizar o ano, mais um encontro não programado! Os idosos vieram a escola visitar a Mostra Empreendedorismo e Inovação, prestigiando o trabalho dos alunos e realizando uma apresentação de coral maravilhosa!

Os alunos sentiram-se privilegiados por poder assistir a apresentação, compartilhar da alegria de viver com os idosos e possibilitando novos aprendizados a eles.

Resultados

Durante o ano letivo e após os diversos Encontros Intergeracionais promovidos, é perceptível a valorização da velhice e a perspectiva de futuro gerada em nossos alunos. O impacto, mais do que pedagógico, possibilita que os alunos deixem o imediatismo contemporâneo de lado e contemplem um projeto de vida.

Os Encontros Intergeracionais resultaram numa complexidade de ganhos positivos para os alunos, idosos e comunidade em geral, conforme os relatos abaixo:

A ETEC de Ibaté agradece imensamente à parceria da Casa do Idoso, todos os funcionários e
frequentadores, pela possibilidade de aprendizado tão rica e imersiva que somente os Encontros Intergeracionais proporcionam.